(06/07/2011)Anotação aluno: Atividade 3.1 Contextualizando a mudança: da teoria à prática O compromisso social da educação é imensurável, sendo necessário que o professor se assuma como pesquisador de sua prática pedagógica, fazendo indagação, questionando o seu saber e buscando respostas através de pesquisas realizadas no cotidiano de suas atividades docentes. Partindo da premissa que à medida que apreende conhecimentos inovadores terá condições de propiciar uma melhor formação, que conseqüentemente, responderá às necessidades de desenvolvimento da sociedade. Deve ir em busca de trabalhos em parcerias, de co-responsabilidades, de integração das competências pedagógicas, no sentido de um melhor ensino, de uma melhor formação, em que não existam transferências de conhecimentos de quem sabe mais para quem sabe menos, mas troca de conhecimentos, de saberes e atitudes entre professor e aluno, construídos no processo educativo.
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=187BFA1244CBA7B4A14F8DAA76D7788C
Atividade 3.4
Desenvolvimento e relato de projeto
A realização do projeto foi muito pertinente, pois houve momentos de muitas descobertas por parte dos alunos. O uso do computador transformou alguns pensamentos, pois muitos só viam as páginas de relacionamento e entretenimento, agora buscam outros meios, como conhecer a realidade e assim ficar mais informado.
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=187BFA1244CBA7B4A14F8DAA76D7788C
Atividade 3.1
Contextualizando a mudança: da teoria à prática
O compromisso social da educação é imensurável, sendo necessário que o professor se assuma como pesquisador de sua prática pedagógica, fazendo indagação, questionando o seu saber e buscando respostas através de pesquisas realizadas no cotidiano de suas atividades docentes. Partindo da premissa que à medida que apreende conhecimentos inovadores terá condições de propiciar uma melhor formação, que conseqüentemente, responderá às necessidades de desenvolvimento da sociedade.
Deve ir em busca de trabalhos em parcerias, de co-responsabilidades, de integração das competências pedagógicas, no sentido de um melhor ensino, de uma melhor formação, em que não existam transferências de conhecimentos de quem sabe mais para quem sabe menos, mas troca de conhecimentos, de saberes e atitudes entre professor e aluno, construídos no processo educativo.
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=187BFA1244CBA7B4A14F8DAA76D7788C
Atividade 3.3
-Elaboração de aula a ser desenvolvida
-Tema
Fábulas
-O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a capacidade de ler e escrever;
Produzir texto de acordo com o gênero estabelecido;
Criar e ilustrar as personagens;
Conhecer as características das fábulas;
-Duração
6 aulas de 50 minutos
-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ler e interpretar informações;
Habilidade de pesquisa na internet.
-Estratégias e recursos da aula
Primeira aula
Apresentar o tema da aula – Fábulas – questionando os alunos se sabem o que é uma fábula. De acordo com as respostas, explicar o conteúdo, ou seja, que fábulas são histórias de fundo moral, que apresentam personagens. A fábula comporta duas partes: a narrativa e a moralidade. A primeira trabalha as imagens, que constituem a forma sensível, o corpo dinâmico e figurativo da ação. A outra opera com conceitos ou noções gerais, que pretendem ser a verdade "falando" aos homens.
Segunda aula
Levar para sala diversos textos de fábulas para a leitura silenciosa e depois a leitura compartilhada.
Pesquisar e escrever a biografia dos autores das fábulas escolhidas. Ilustrar com desenhos as duas fábulas escolhidas.
Terceira aula
Nesta terceira aula os alunos deverão realizar a produção escrita de fábulas. Expor para sala de aula a sua produção em forma de seminário. Em seguida montaremos um mural com todas as produções dos alunos
Recursos complementares
Livros de Língua Portuguesa do 6º ano (5ª série)
Recursos tecnológicos
www.fabula.com.br
www.wikipedia.com
www.contandohistoria.com/fabula
Avaliação
O aluno será avaliado na organização (estrutura e desenvolvimento) de seu trabalho, será avaliado em atividades orais e escrita, como a participação em sala demonstrando seu desempenho durante a realização das mesmas.
"Diga o que você pensa com esperança.Pense no que você faz com fé.Faça o que você deve fazer com amor!"
Ana Carolina
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=187BFA1244CBA7B4A14F8DAA76D7788C