Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de maio de 2011

Minhas atividades módulo I

Reflexões iniciais

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087014/Tur136853/img_upload/atividade_1_roseli_reflexoes.doc

Minha escola

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087014/Tur136853/img_upload/ativ1-4_roseli.ppt

Mapa conceitual

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087014/Tur136853/img_upload/ativ1-5_roseli.doc


NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM
(02/05/2011)Anotação aluno: Atividade 1.3/ Roseli da Silva NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM O uso dos computadores em educação coloca em evidência inúmeras questões e dúvidas, pois como fazer com que essa ferramenta seja utilizada de forma correta, e ainda, como atingir, realmente a aprendizagem do aluno. Assim, ao mesmo tempo em que nos preocupamos em inserir as novas tecnologias nos espaços educacionais, deparamo-nos com carências básicas, como uma sala apropriada, com computador, impressora, para que o professor prepare sua aula. De acordo com Dowbor, frente à existência paralela desse atraso e da modernização, é que temos que trabalhar em dois tempos, fazendo o melhor possível no universo preterido que constitui a nossa educação, mas criando rapidamente as condições para uma utilização de novos potenciais que surgem. Entretanto, as propostas de modernização da educação na maioria das vezes não têm alcançado o sucesso esperado. É preciso encarar a dinâmica do conhecimento num sentido mais abrangente e tentar compreender mais os conhecimentos, pois estes precisam ser integrados ao conhecimento educativo. A tecnologia informática não é a característica fundamental da transformação educacional, embora seja incitadora de mudanças a partir das reflexões que provoca. Diante desse contexto de transformações e de novas exigências o professor terá papeis diferente a desempenhar, o que torna necessário novo modos de formação que possam prepará-lo para o uso pedagógico do computador.

Fórum

O que é ser professor hoje?
Quem sou eu (professor) neste contexto?
É saber lidar (viver) com essa complexidade do mundo contemporâneo no qual a educação está inserida. É refletir sobre suas ações, bem como buscar novos meios para o desenvolvimento de seu trabalho pedagógico. Ser professor hoje é ser ousado, equilibrado e comprometido. É apreciar a inovação, trabalhar o conhecimento sempre a partir de auto-conhecimento. Saber lidar com sentimentos e organizar suas emoções e contribuir também para a organização de conhecimentos mais próximos às vidas.
Sou uma professora que busca sempre novidades para o meu trabalho, não me contento em apenas executar o plano elaborado inicialmente; planejamento e organização fazem parte do meu dia a dia, e também aprecio a inovação. Um dos maiores desafios da educação nos dias de hoje é sem dúvida aprender a viver juntos, pois implica muitas vezes, colocar-se no lugar do outro para sentir suas frustrações, angústias, desejos e assim, descobrir o outro. A descoberta do outro passa necessariamente pela descoberta de si mesmo. O professor emocionalmente competente vive esse processo e possui em seu trabalho um apelo muito grande aos afetos, e torna-se marcado pela competência, envolvimento e compromisso.


Webquest
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=1197&id_pagina=1
É muito trabalhar com a webquest, adorei desenvolver meu trabalho, acredito que meus alunos também vão gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário